Shadow Mundi: A vossa escolha

sábado, setembro 11, 2004

A vossa escolha

Não vou colocar aqui um poema de Fernando Pessoa Ortónimo.
Vou antes colocar o Opiário de Álvaro de Campos (heterónimo de Pessoa)


Opiário
É antes do ópio que minh'alma é doente.
Sentir a vida convalesce e estiola
E eu vou buscar ao ópio que consola
Um Oriente ao oriente do Oriente.
Esta vida de bordo há-de matar-me.
São dias só de febre na cabeça
E, por mais que procure até que adoeça,
Já não encontro a mola pra adaptar-me.
(....)
Eu acho que não vale a pena ter
Ido ao Oriente e visto a Índia e a China
A terra é semelhante e pequenina
E há só uma maneira de viver.
Por isso eu tomo o ópio. É um remédio.
Sou um convalescente do Momento.
Moro no rés-do-chão do pensamento
E ver passar a Vida faz-me tédio.
(...)
Caio no ópio por força. Lá querer
Que eu leve a limpo uma vida destas
Não se pode exigir. Almas honestas
Com horas pra dormir e pra comer,
Que um raio as parta! E isto afinal é inveja.
Porque estes nervos são a minha morte.
Não haver um navio que me transporte
Para onde eu nada queira que o não veja!
(...)
Deixe-me estar aqui, nesta cadeira,
Até virem meter-me no caixão.
Nasci pra mandarim de condição.
Mas falta-me o sossego, o chá e a esteira.
Ah que bom era ir daqui de caída
Prá cova por um alçapão de estouro!
A vida sabe-me a tabaco louro.
Nunca fiz mais do que fumar a vida.
E afinal o que quero é fé, é calma,
E não ter estas sensações confusas.
Deus que acabe com isto! Que abra as eclusas-
E basta de comédias na minh'alma!
O poema não está todo aqui pois é enorme!
Para quem gostou destes excertos e ainda não conhecia, aconcelho a procurar o resto.
Kisses
Site
Meter Damned souls on-line Meu humor atual - i*Eu!